A origem do termo “bar” vem do característico balcão que encontramos nos estabelecimentos. O bom e velho boteco é tão brasileiro que é como se tivesse nascido aqui, mas podemos levar o crédito pela atualização, já pela origem… senta que lá vem história!
Os primeiros bares (um pouco diferentes dos que conhecemos hoje) surgiram como tabernas que vendiam cervejas e outras bebidas, funcionavam como um local de entretenimento da época. Com o tempo o formato foi se espalhando por outros continentes e se tornando cada vez mais popular.
Já as bebidas surgiram na história pela primeira vez na Grécia Antiga, onde eram adicionadas mel, ervas e frutas ao vinho. No século 17 começaram a ser produzidas bebidas destiladas com açúcar, especiarias, água e frutas cítricas, ganhando o nome de punch.
De acordo com o Oxford English Dictionary, o termo “coquetel” foi citado pela primeira vez em 1806 em um jornal inglês onde um leitor chamou um licor que havia provado de “cock-tail” (rabo de galo).
No século 19 a arte da coquetelaria se expandiu e ganhou uma versão parecida com a que conhecemos hoje, com a ajuda da criação do refrigerador e da carbonatação (acrescentar CO₂ nas bebidas). As bebidas geladas fizeram sucesso e trouxeram mais leveza e sabor para os coquetéis.
No mesmo século começaram a surgir profissionais que serviam e criavam coquetéis, assim surgindo o bartender.
A origem do nome bar
Pelo mundo encontramos diferentes versões da história sobre a origem do nome “bar”. Como não há consenso sobre a “verdadeira” origem, vamos conhecer as 3 mais famosas.
Versão francesa
De acordo com os franceses a palavra “bar” vem de “barre”, que na tradução literal significa “barra”. O nome vem do século 18, onde as tabernas possuíam barras por todo o balcão, para evitar que os clientes ficassem próximos às bebidas.
Na época, a França recebia diversos estudantes estadunidenses, que conheceram a versão francesa do estabelecimento e levaram a ideia (e o nome) para seu país, assim levando o bar para o mundo.
Versão americana
A versão americana da história conta que no século 17 existiam estabelecimentos que vendiam bebidas, nesses locais existiam balcões que eram chamados de “barreiras”, assim nascendo o nome que conhecemos hoje.
Versão inglesa
Já a versão dos ingleses diz que o “bar” surgiu lá, com estabelecimentos que vendiam bebidas e tinham balcões com uma barra de apoio para os pés.
Independente de sua origem, fato é que o bar conquistou seu espaço e vem se modernizando a cada dia, trazendo a tecnologia para a coquetelaria e aprimorando os conhecimentos dos séculos passados.