• Autor do post:
  • Última modificação do post:4 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
Mesa com quatro drinks
Foto: M.S. Meeuwesen (Unsplash)

Saiba agora como os coquetéis são classificados de acordo com a finalidade e aprenda a montar o drink perfeito!

No universo da coquetelaria, a combinação de ingredientes para composição de ótimos drinks é a mais diversa possível. Contudo, existem algumas classificações que essas bebidas apresentam e que servem como direcionamento para uma alquimia perfeita de sabores.

Tem aqueles que diferencia em Long Short ou Hot Drink a depender de sua dosagem alcoólica, tamanho e temperatura. Enquanto isso, existem alguns tipos de coquetéis que se diferenciam conforme o modo de preparo em Batidos, Mexidos ou Montados.

Nesse artigo, explicaremos em detalhes a classificação dos coquetéis por finalidade. Assim, você saberá exatamente o que precisa para montar o drink perfeito de acordo com sua necessidade. Confira!

Classificação dos coquetéis por finalidade

De modo geral, os coquetéis podem se classificar de acordo com a finalidade em 5 categorias. São elas:

Estimulantes do apetite

Também conhecidos como coquetéis aperitivos, esses drinks possuem um sabor mais cítrico, amargo ou então amargo. Assim como o próprio nome sugere, são bebidas indicadas para consumir antes das refeições, pois ajudam a estimular o apetite.

Normalmente os cocktails estimulantes do apetite levam em sua composição ingredientes como:

  • Bebidas destiladas
  • Suco de frutas ácidas
  • Vermutes
  • Bitters
  • Pequenas quantidades de açúcar

Entre as opções mais comuns dessa categoria estão os short drinks ou on the rocks como Daiquiri.

Coquetéis digestivos

Esses cocktails são bebidas que normalmente ajudam a estimular a atividade metabólica do organismo. Ou seja, graças ao seu grau alcoólico, seu consumo contribui para auxiliar o processo de digestão dos alimentos.

Além disso, os coquetéis digestivos possuem um dulçor bem acentuado. Por isso, são bebidas comumente servidas após as refeições, já que suas características ajudam a fechar as papilas gustativas. Então, não é um tipo de drink que se deve consumir antes de apreciar algum prato.

Seu preparo normalmente leva licores, alguns destilados, assim como cremes, sucos e, claro, bastante açúcar. Entre os coquetéis digestivos mais conhecidos estão Pina Colada, B52, White Russian, God Father, entre outros.

Drinks refrescantes

Os coquetéis refrescantes são bebidas que caem muito bem nos dias mais quentes e ensolarados. Afinal, são drinks feitos com muito gelo e o líquido traz em sua composição ingredientes que elevam o frescor.

Por isso, seja na praia, na piscina ou então num encontro norturno com os amigos, esse drink com certeza é uma boa pedida.

Seu preparo inclui destilados, licores, sucos cítricos, água gaseificada, refrigerante e muito gelo. Normalmente, se serve esse drink em copos para Long Drink e fora do horário de almoço. Entre as opções de drink considerados refrescantes estão o Mojito, Gin Tônica e o Aperol Spritz.

Coquetéis nutritivos

Diferentemente dos outros tipos de coquetéis citados anteriormente, os drinks nutritivos são bem mais encorpados. Sobretudo porque sua finalidade é, basicamente, complementar o valor calórico do organismo. Inclusive, dependendo do caso, essa bebida pode ocupar o espaço de uma refeição.

Sua composição leva ingeredientes como ovos, cremes mais calóricos, mel, leite, xaropes, frutas e vinhos. Bebidas como o Bloddy Mary são exemplos clássicos de coquetéis do tipo nutritivo e que vale a pena experimentar.

Estimulantes físicos

Por fim, mas não menos importante, temos os cocktails estimulantes físicos. Como o nome mesmo sugere, essa bebida leva ingredientes que ajudam a aquecer o corpo. Por isso, muitos indicam seu para consumo nos dias mais frios.

Seu preparo leva destilados, café água leite ou chocolate quente, mel, assim como alguns condimentos especiais. O que inclui noz-moscada, cravo-da-índia, entre outros.

No geral, trata-se de um drink que traz bastante sabor ao paladar. Cocktails como o Latte Macchiatto, por exemplo, é uma boa pedida em se tratando desse tipo de coquetel.

Mas, é claro que você pode usar sua imaginação e criatividade para montar o seu melhor drink. Sabendo considerar o período certo do dia, assim como o sabor que cada ingrediente vai agregar à bebida, sem dúvida você tem a chance de garantir uma ótima experiência.

E agora que sabe como os coquetéis se classificam de acordo com a finalidade, seu conhecimento está ainda mais apurado. Então, use isto a seu favor e comece a preparar bebidas para um aproveitamento total de sabores. Existem muitas combinações, mas seguindo nossas dicas você encontrar a mais perfeita para você!