Ter um vinho em mãos é sempre bom, não é mesmo? Essa bebida está presente em nossas vidas e nos momentos de celebração. Aliás, sempre há um vinho certo para cada ocasião, não é mesmo? Jantar com amigos, formatura, casamento, jantar romântico…
Só que muitas vezes, falta um saca-rolhas. Enfim, alguém esqueceu de trazer ou o produto quebrou. Não importa o motivo, o que não dá é para deixar de tentar abrir a garrafa, certo? Por isso, no artigo de hoje, vamos te mostrar como abrir corretamente um vinho. Quer saber mais? Continue a leitura.
Qual o melhor tipo de saca-rolhas?
Para abrir corretamente um vinho, é interessante conhecer os principais tipos de saca-rolhas, um objeto que serve para tirar a rolha de garrafa de um vinho.
Conheça os principais tipos:
1. Saca-rolha simples
O saca-rolha simples, também chamado de saca-rolha de dois estágios, é uma ótima opção para você abrir corretamente um vinho. É o modelo mais tradicional e conhecido do mercado, além de possuir um preço acessível.
Tem poucas partes móveis e, por isso, é de fácil uso, apesar de exigir uma certa força de quem irá abrir o vinho. Por isso, pode ser um pouco complicado para iniciantes.
2. Saca-rolha de alavanca
Esse modelo tem duas alavancas que auxiliam a retirar a rolha da garrafa. Quando você gira a espiral no sentido horário, as alavancas se levantam, pressionando a rolha. É uma opção eficiente e fácil para abrir corretamente um vinho.
3. Saca-rolhas elétrico
O saca-rolha elétrico é uma opção recomendada para quem tem dificuldades de usar o saca-rolhas manual. O seu uso é muito simples. Você precisa apenas acoplá-lo na garrafa, apertar o botão e esperar a rolha aparecer. Não é necessário fazer força alguma.
4. Saca-rolhas de pinça
Ele é muito utilizado para abrir corretamente um vinho mais antigo. O modelo é composto por duas hastes – cada uma delas possui uma pinça na ponta.
Como ele permite que a rolha saia sem nenhum furo, o saca-rolha de pinças é muito usado por colecionadores. Entretanto, ele exige um pouco de prática e, por isso, pode ser mais difícil de usar do que os outros modelos.
5. Saca-rolhas de sommelier
Esse modelo é um dos mais utilizados por sommeliers ao redor do mundo. É considerado um modelo mais sofisticado, possuindo uma espiral longa e fina, ideal para rolhas um pouco mais longas. Na extremidade, esse saca-rolhas tem uma pequena lâmina, que normalmente é usada para cortar a cápsula.
Os sommeliers, devido a sua experiência e treinamento, geralmente dominam várias técnicas para abrir corretamente um vinho, o que inclui o uso de um saca-rolhas. Além disso, eles também costumam saber como utilizar os modelos mais complexos, como o saca-rolhas de pinça, por exemplo.
Desse modo, podem garantir uma experiência melhor para os consumidores que irão degustar o vinho.
Como abrir corretamente um vinho screw cap?
Agora você já sabe quais são os melhores tipos de saca-rolhas para abrir corretamente um vinho. Mas e quando é um vinho vedado com screw cap? O que fazer nesse caso? Felizmente, é bem fácil.
Para começar, você precisa segurar a garrafa com uma das suas mãos. Com a outra, você vai segurar a tampa de rosca. Agora, gire a tampa de rosca no sentido anti-horário, para afrouxá-la. Gire a tampa até ela soltar completamente. Retire a tampa. Pronto! Agora você já sabe como abrir corretamente um vinho screw cap. Agora, é só degustar o vinho e aproveitar o momento!
Como abrir corretamente um vinho sem abridor?
Quem costuma beber vinho com frequência certamente já passou por essa situação. Você teve que abrir a garrafa, mas não tinha um abridor em mãos? Sem dúvida, os saca-rolhas facilitam esse trabalho. Mas caso você não tenha nenhum tipo de abridor com você, saiba que é possível abrir o seu vinho de outras formas.
Veja quais são as opções nesse caso:
1. Empurre a rolha
Empurrar a rolha é uma das formas mais simples de abrir a garrafa quando você não tem um saca-rolhas. Pode ficar tranquilo, pois essa forma de abrir o vinho não vai estragar a sua bebida. Só que os pedacinhos de rolha que podem ficar no vinho. Mas é fácil de resolver esse problema: você só precisa usar uma peneira.
Para aplicar esse método e abrir corretamente um vinho, você vai precisar utilizar um objeto pontiagudo para fazer um furo na rolha. O objetivo aqui é deixar o ar entrar na rolha, auxiliando na pressão. Agora, use um objeto como um cabo de colher ou caneta (um objeto que passe pelo gargalo). Depois, empurre para baixo.
Tome cuidado para não derrubar a garrafa e espirrar o vinho. A rolha pode sair voando da garrafa, então, o ideal é usar um protetor de olhos.
2. Chave
Coloque a chave na rolha em um ângulo de 45º. Depois, comece a girá-la, no sentido horário e anti-horário, puxando a rolha para cima. Caso a chave escorregue, você pode tentar novamente, só que com mais cuidado.
3. Utilize um sapato
Essa técnica pode até parecer estranha, mas pode ser utilizada para abrir a garrafa caso você não tenha um saca-rolhas. Contudo, é um método um pouquinho mais complicado.
Para começar, escolha um sapato sem salto. Agora, coloque a garrafa nesse sapato com a sola de borracha virada para cima. Segue a garrafa com cuidado, batendo a sola do sapato contra a parede ou um objeto duro. Uma dica é inclinar um pouco a garrafa, para que assim, ela fique apontada para baixo.
A pressão e o impacto fazem com que você consiga empurrar a rolha para fora da garrafa. Um saca-rolhas é um objeto muito importante para quem deseja abrir corretamente um vinho. Contudo, caso você não tenha esse objeto com você em um determinado momento, pode tentar improvisar de outras formas e, assim, abrir e apreciar o seu vinho!
De qualquer forma, é sempre bom estar preparado para essas ocasiões.
Portanto, tenha sempre um saca-rolhas com você, já que esse objeto é a melhor opção para abrir um vinho corretamente e com segurança.