O vinho pode ser de simples ou complexa elaboração, jovens ou envelhecidos e dos mais diversos estilos. Faz parte da degustação, contemplar todos os aspectos da bebida, sejam visuais, olfativos e enfim, de paladar. Para uma experiência detalhada, saiba como degustar o vinho em etapas.
Antes de tudo, é fundamental preservar as características do vinho, mantendo suas cores, aromas e sabores perfeitos para uma boa apreciação. Sendo assim, é importante armazenar vinhos de forma segura e com as precauções necessárias, o que pode ser simples e fácil com um pouquinho a mais de conhecimento.
1º Cuidado com a rolha
É uma verdade conhecida que a bebida, independentemente do estilo, interage fortemente com o oxigênio. Logo, o primeiro cuidado é fazer com que esta interação ocorra na taça, no momento do consumo e minimamente na garrafa, enquanto está em guarda.
A primeira dica é manter as garrafas deitadas, de forma que a rolha tenha contato com o seu conteúdo. Esta simples ação evita que a rolha fique ressecada, encolha e deixe a bebida mais exposta ao ambiente externo. É comum encontrar garrafeiros de madeira já com estrutura própria para posicionar as garrafas.
Ao abrir uma garrafa de vinho, é interessante observar a rolha, a mesma é feita de cortiça e pode esfarelar quando excessivamente seca, indicando uma má armazenagem, isso acontece porque a umidade também é fator importante para a guarda do vinho. Indica-se que seja armazenado a uma umidade considerável de 75%.
2º Deixa a luz para as vinhas
Uma vez resolvido o problema da rolha vamos pensar na luminosidade, vinhos expostos em prateleiras não favorecem a preservação da bebida. A Luz, seja natural ou artificial, pode alterar os aromas, pode fazer com que os açúcares do conteúdo transformem-se em álcool. Isso afeta também o paladar, uma vez que a luminosidade pode afetar a acidez do vinho e consequentemente provocar a sensação amarga. O ideal é estocar as garrafas em locais escuros.
3º Fique de olho na temperatura
Uma das principais dúvidas que cercam o vinho é a sua temperatura, além da preocupação na hora de servir também existe o cuidado no momento de guardar. Alguns enófilos optam por comprar e manter em casa as adegas climatizadas, eles ajudam a manter a temperatura ideal de guarda, entre 10C e 13C. Em uma temperatura muito elevada, o vinho pode cozinhar e em uma baixa temperatura irá congelar, contudo vale lembrar que não apenas os extremos preocupam, a variação frequente da temperatura como acarretar defeito e desequilíbrio.
É claro que você não precisa comprar uma super adega climatizada se o potencial de guarda não for muito longo, caso tenha dúvidas sobre este período de armazenagem, leia mais sobre o tempo de guarda dos vinhos. Uma boa dica é guardar os vinhos embaixo da pia da cozinha, geralmente é um local de relativa umidade, luminosidade reduzida e de temperatura um pouco mais baixa. Salut!