• Autor do post:
  • Última modificação do post:4 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura
mesa de natal com taça vazia
Foto: Picjumbo (Pexels)

Com a chegada das festividades de fim de ano aumenta  a grande procura por presentes. Se você tem um amigo ou familiar que aprecia vinhos, saiba que presenteá-los não precisa ser uma tarefa difícil. Como qualquer outro presente, basta conhecer um pouquinho mais sobre o perfil e os hábitos de consumo da pessoa querida.

Separamos algumas dicas que podem ajudar na escolha de um rótulo especial para aquela pessoa importante pra você, seja este um presente espontâneo ou mesmo em  um amigo secreto.

Dica 1 – Entenda o perfil da pessoa que será presenteada.

Quando se escolhe uma opção de presente, é comum que o público faça as tão tradicionais perguntas: Será que irá gostar? Será que irá utilizá-lo? De qual gostaria mais?

Com o vinho isto não é diferente, trata-se de uma bebida dinâmica e oferece grande variedade para os mais diversos paladares. Para escolher um rótulo adequado é importante refletir sobre as seguintes questões:

Qual é o perfil da pessoa presenteada?

Para definir um perfil é necessário entender um pouco das preferências de seu amigo ou familiar pelo perfil, alguns exemplos de perfil são:

Experimentador: Geralmente é um consumidor de vinho que gosta de testar novas experiências, sair da rotina e fugir dos padrões, é um enófilo original e  possui um perfil aventureiro, pouco tradicional.

Modesto: A pessoa modesta também pode ser descrita como caseira, que gosta de degustar seu vinho no aconchego do lar independentemente do prato que a acompanha, são as pessoas que chegam em casa após o trabalho e procuram sua adega para apreciar um bom vinho.

Tradicional: O perfil tradicional é um perfil apaixonado pela cultura do vinho. Tende a ser  um apreciador de rótulos premiados e as conhecidas denominações de origem. É comum que este consumidor repita o consumo de rótulos das regiões que aprecia, e que podem  ser inclusive de vinhos mais complexos. Conheça mais sobre as denominações de origem.

Experiente: A pessoa experiente é aquela que sempre tem história pra contar das diversas situações em que estava com seu vinho, justamente pela experiência este consumidor já pode ter passado por todos os perfis mencionados até aqui e por isso procura novos casos pra contar, possui um perfil mais exigente e ao mesmo tempo despojado.

Iniciante: Para este enófilo de primeira viagem todas as experiências são bem vindas. Trata-se de um paladar em formação que está conhecendo as uvas e classificando-as conforme sua percepção e gosto.

Dica 2 – Qual a ocasião de consumo?

É relevante considerar as ocasiões em que o enófilo irá consumir o vinho, se possui o perfil modesto como mencionado anteriormente é provável que consuma a bebida no conforto de sua casa, mas se por outro lado predomina-se o perfil festeiro é possível pensar no vinho que irá acompanhar o presenteado nos eventos.

Se por exemplo o familiar ou amigo é uma pessoa apaixonada por churrasco é legal optar por vinhos mais encorpados que combinam com carnes untuosas, como por exemplo um belo Malbec da renomada região de Mendoza. Da mesma forma, se há a preferência por uma farta tábua de frios é interessante buscar brancos leves e rótulos versáteis.

De forma geral, considerar o prato preferido da pessoa  também contribui para a escolha assertiva de um presente, além de demonstrar o seu empenho em alinhar o gosto e o rótulo.

Dica 3 – Conheça mais sobre a personalidade dos vinhos.

Uma boa dica é alinhar o perfil da pessoa com a personalidade do vinho e por personalidade pode-se entender como a escolha da uva, se é um varietal ou blend e mesmo a proposta de cada rótulo. Para cada comportamento do apreciador existe uma série de rótulos capazes de agradá-lo.

Perfil experimentador: Para este público é interessante apostar em blends ou um varietal cultivado em uma região pouco comum ou outros rótulos com propostas criativas como por exemplo a linha Dadá da Vinícola argentina Finca Las Moras, os vinhos são inspirados no movimento cultural Dadaísmo. Outra opção para estes amantes de novas experiências são os vinhos em lata, um conceito relativamente novo que está em crescente procura no Brasil.

Perfil Modesto: O consumir modesto pode apreciar vinhos simples de beber, descomplicados e adaptados para o dia a dia, pode-se optar por rótulos versáteis como um vinho rosé ou tintos leves. O vinho rosé tem fácil harmonização, acompanhando bem saladas, queijos variados até carnes brancas ou curadas. Os tintos leves como das uvas Gamay e Pinot Noir são fáceis de beber e acompanham muito bem massas e carne vermelha. Saiba mais sobre a harmonização para as festividades de Fim de Ano.

Perfil Tradicional: O perfil tradicional busca certo requinte e elegância. Uma dica interessante é apostar nas regiões de  Bordeaux e no italiano Barolo, são boas opções para paladares mais exigentes.

Perfil Experiente: O que presentear para o dono (a) da adega bem organizada? A vantagem é que você pode investir em rótulos complexos e tradicionais e sem medo de errar, mas além disso é possível apostar em rótulos inovadores ou de vinícolas novas e pouco conhecidas, nomes que ainda não são comuns no mercado. Uma dica são os vinhos da Serra da Mantiqueira que tem ganhado notoriedade no Brasil.

Perfil Iniciante: Para este o que vier será bem vindo, mas o mais interessante é contribuir para a construção do paladar do novo curioso no mundo do Vinho. Aqui a dica é presentear com rótulos de regiões pouco exploradas para quem está iniciando, como vinhos da África do Sul, Austrália e da região da Califórnia nos Estados Unidos. Outra opção interessante é presentear com uma assinatura de vinhos para ampliar o repertório do consumidor.

Dica Bônus – Um vinho bom não precisa ser um vinho caro.

Um vinho bom não é sinônimo de vinho caro, é perfeitamente possível encontrar vinhos excelentes com preços acessíveis e adequados para cada paladar. Porém, existem alguns fatores que influenciam e agregam valor à bebida como em qualquer outro produto as denominações de origem mencionadas no perfil tradicional são um exemplo deste fator. Ainda assim o vinho é uma bebida especial e digna de ser presenteada, de acordo com a Wine folly estima-se que todos os dias 600 novos rótulos são lançados por dia com inúmeras possibilidades de combinações. E você? Acredita que esta experiência vale a pena?

Santé?