Quem não gosta de apreciar um bom coquetel? Seja depois de um dia cansativo de trabalho ou num encontro com os amigos, essa bebida vem se tornando protagonista em muitas ocasiões, com suas novas técnicas de preparo e tipos de coquetéis diferentes que surgem a cada dia.
A verdade é que essa combinação de duas ou mais bebidas pode ser classificada de diferentes formas. Tudo vai depender da categoria, modo de preparo e finalidade a que um coquetel pertence.
Considerando a dosagem alcoólica, tamanho e temperatura dos cocktails, existem três tipos de coquetéis que são mais comuns nos eventos. São eles:
- Hot Drink
- Short Drink
- Long Drink
Mas, você sabe a diferença entre essas bebidas e o que faz elas receitas únicas, saborosas e memoráveis?
Se não, confira a seguir a diferença entre Long Short ou Hot drinks e amplie seu conhecimento sobre esses novos drinks. Confira!
Long Short ou Hot Drinks – Como diferenciar esses coquetéis
No segmento da coquetelaria, existem vários tipos de coquetéis que você pode experimentar. É o caso do Hot drink, Long drink ou então do famoso Short drink. Mas, o que diferencia cada uma dessas bebidas?
Long Drinks
Basicamente o Long Drinks é um coquetel servido em copos longos do tipo higball. Normalmente se prepara essa bebida com destilados em uma combinação perfeita com:
- Licores
- Bitter
- Refrigerantes
- Sucos de frutas
- Água gaseificada
- Muito gelo
Por ser um coquetel refrescante, ele é perfeito para tomar nos dias mais quentes. O que, aliás, faz dele uma ótima pedida para quando estiver na praia, ou então apreciando uma piscina, por exemplo. Além disso, dificilmente você vai ver alguém tomando essa bebida durante as refeições.
Como exemplos de Long Short podemos citar Mojito, Blood Mary, Horses Neck, Gin Tônica, entre outras.
Short Drinks
Considerado como o verdadeiro coquetel, o Short Drink geralmente é servido em volume de 50ml. Para isso, usa-se copos pequenos como taças de coquetel ou old-fashioned. Basicamente, são bebidas que se serve como aperitivo ou digestivo, a depender da sua receita.
Ou seja, short drinks mais ácidos ou então secos normalmente se serve como aperitivo. Enquanto isso, os mais doces ou com uma textura cremosa, são servidos como digestivos.
No geral, existem várias receitas de short drinks que você pode degustar. Mas, alguns são mais populares e sem dúvida vale a pena experimentar. É o caso do Dry Martini, da Margarita, o Alexander, Whisky Sour e o Cosmopolitan. Inclusive, estes três últimos são short drinks tendência entre as mulheres e jovens.
Hot Drinks
Pelo nome já dá para você imaginar que o Hot Drink se trata de um coquetel quente. Por isso, é um drink muito consumido nos dias de inverno, assim como também em noites de clima mais ameno.
Super versátil, esse coquetel pode ser preparado com ou então sem álcool e geralmente leva ingredientes quentes. As receitas mais convencionais incluem café, chá, chocolate ou então água.
Além disso, é uma bebida que normalmente se serve em canecas especiais para drinks quentes com alças. Isso porque elas conseguem manter a temperatura por mais tempo e são confortáveis de segurar.
Entre os coquetéis estilo hot drinks mais famosos estão o Latte Macchiato e o Irish Coffer. São bebidas que aquecem e ideais para quem prefere consumir bebidas não alcoólicas.
Mas, existem também as opções que levam álcool em sua composição. É o caso do hot drink de café alcoólico, que pode levar whisky, licor ou então rum. Ou então o hot toddy se preferir, que vai com chá e pode levar conhaque, whisky ou rum, mel ou açúcar.
A verdade é que, em matéria de coquetéis, a criatividade nunca terá limite. Graças a diversidade de sabores e estilos é possível inovar e montar diferentes tipos de drinks. Todos inspirados no seu gosto.
Portanto, agora que já sabe a diferença que há no Long Short ou Hot drinks, fica fácil saber qual dos três drinks é o seu preferido, não é mesmo?
Então, coloque sua criatividade a prova, faça as combinações certas. E garanta o melhor coquetel para apreciar em seu próximo evento!