• Autor do post:
  • Última modificação do post:4 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura
Foto mostrando os 3 tipos de vinho
Foto: Freepik

O trabalho árduo por trás de cada rótulo de vinho disponível no mercado é pouco conhecido, porém assim como qualquer outro produto, nasce de uma boa ideia e um grande desejo de conquistar corações. Para um enólogo, ver seu trabalho preenchendo a taça de grandes críticos é sem dúvida uma grande realização. Por essa razão reservamos um espaço aqui para falar dos vinhos de destaque no ano de 2023.

O lançamento de um rótulo começa com percepção e planejamento, etapa em que são identificadas as oportunidades e as necessidades do público alvo, alinhado ao estilo e características que se deseja atribuir ao vinho. Feito isso, o enólogo acompanhará a produção, ou seja, colheita apropriada e esmagamento e fermentação das uvas, em seguida é definido o design do rótulo bem como suas especificações quanto a safra, teor alcóolico, região produtora. As informações contidas devem estar de acordo com a regulamentação do país produtor. Nas últimas etapas são escolhidas as garrafas adequadas ao estilo, assim como sua forma de vedação seja rolha ou screw cap, após esse período ocorrem os teste e degustações. Por fim, chega o momento do lançamento no mercado, com suas estratégias de marketing e vendas comuns de um produto. Porém existe um fator que pode alterar qualquer estratégia de marketing, um fator de grande influência no mundo dos vinhos, um fator que pode ser a chave para o sucesso; opiniões.

Quando falamos de opiniões no mundo do vinho, além das opiniões de consumidores, que são sim de extrema importância para os negócios de vinhos, falamos também de opiniões dos peritos no assunto. Os vinhos podem adquirir notoriedade pela atribuição de medalhas que passam a estampar seus rótulos e também por pontuações de críticos no assunto. Dentre os profissionais que atribuem suas avaliações estão jornalistas, comerciantes, enólogos e compradores, pessoas com conhecimento avançado na bebida.

Para falar dos destaques do ano, selecionamos rótulos aclamados em competições internacionais de vinhos. Sem mais delongas, vamos conhecê-los.

  • Vinho das Romãs
  • Cenzontle blanco
  • Cenzontle blanco
  • Huentala Calizo Carmin Block 3

Vinho das Romãs, Tinto, 2020, Ravasqueira, Alentejo, Portugal.

Portugal obteve bons resultados na trigésima edição do Concours Mondial de Bruxelles que ocorreu em maio na Croácia. Este vinho obteve destaque pelas características particulares que possui, de acordo com a vinícola, as vinhas foram plantadas no local que anteriormente era destinado a pés de romãs. A interação das raízes das romãs que permaneceram com as vinhas plantadas conferiram características diferenciadas no solo. O vinho também possui longa passagem por carvalho francês.

Cenzontle blanco, Branco, 2019, Valle de Guadalupe, México.

Medalha de ouro para o vinho branco que foi revelação internacional também no Concours Mondial de Bruxelles. O vinho é composto pelas uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Palomino. O vinho envelhecido em carvalho pode ser classificado como um brano encorpado.

T.H. Carignan Maule,Tinto, 2021, Vale do Maule, Chile.

O tinto da tradicional vinícola chilena Undurraga garantiu 96 pontos no International Wine Challenge, conhecida por ser uma das competições mais rígidas no universo dos vinhos. O rótulo foi reconhecido como ouro da melhor uva carignan chilena e melhor vinho tinto chileno.

Huentala Calizo Carmin Block 3, Tinto, 2020, Mendoza, Argentina.

Que os Vinhos da uva Malbec são os destaques de Mendoza muitos já sabem. A uva é a queridinha do terroir e se adaptou perfeitamente a ele. As três premiações recebidas por este rótulo são prova deste fenômeno, pois o vinho garantiu 96 pontos e foi destacado como o melhor Malbec da região, o melhor tinto argentino e internacionalmente como o melhor malbec.

As principais vinícolas de 2023

Ainda sobre premiações, a World´s Best Vineyards também nomeou as principais vinícolas de 2023. A listagem anual pontua os melhores destinos vinicultores no mundo de acordo com especialistas em vinhos e enoturismo.

Catena Zapata, Mendoza, Argentina

Mais um ponto para a Argentina. Fundada em 1902 por um imigrante italiano, a vinícola apostou na uva Malbec mesmo quando não possuía a popularidade dos dias atuais. O local tem esplêndida arquitetura inspirada nos templos Maias.

Bodega de los Herederos del Marqués de Riscal, Rioja, Espanha

Rioja é sem dúvida uma das mais conhecidas regiões produtoras da Espanha,e a Bodega de los Herederos del Marqués de Riscal é um destino cultural da região. Fundada em 1858, o local também possui um restaurante renomado que potencializa as experiências enogastronômicas da região.

Vik, Vale Cachapoal, Chile

Conhecida por rótulos brilhantes tem a inovação como destaque. A vinícola visionária adota práticas sustentáveis aliadas com a viticultura e possuem como moldura a paisagem andina.

Um rótulo tem muitas inspirações e cada gole é uma viagem. Tão importante quanto a opinião dos peritos é a opinião do público, pessoas a qual se destinam as experiências que cada nova garrafa traz.

Já pensou em qual vinho especial você daria uma medalha?