• Autor do post:
  • Última modificação do post:4 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
foto com quatro taças
Foto: Maksym Kaharlytskyi (Unslash)

O enólogo é um profissional essencial para as etapas de produção do vinho, já que é o responsável pela “curadoria”, escolha das uvas e qualidade das bebidas. Com todo o conhecimento que possui, um enólogo influencia diretamente nas características de cada vinho produzido.

O que faz um enólogo?

O enólogo, diferente de um sommelier, está presente também na etapa de produção, estudando e participando efetivamente da criação de vinhos. A profissão envolve a parte científica e tecnológica por trás da produção da bebida.

São os responsáveis por planejar, supervisionar e coordenar a produção de vinhos de acordo com as castas de uvas selecionadas. Além de cuidarem do processo de engarrafamento.

Em sua rotina estão tarefas como:

  • Escolher as uvas certas
  • Indicar as condições do solo e o período ideal para o plantio
  • Verificar e eleger as uvas que podem ser colhidas
  • Administrar o processo de fermentação, vinificação, engarrafamento e conservação

Surgimento dos enólogos

A palavra “enologia” vem do grego e significa “o estudo do vinho”. Por se tratar de uma bebida muito antiga, com relatos de sua produção desde 6000 a.C., é difícil afirmar quando os enólogos surgiram. Mas existem registros de pessoas com funções semelhantes às de um enólogo ao longo da história, que contribuíram consideravelmente para o aprimoramento do vinho e seus processos.

Em 1876 a primeira escola de viticultura e a enologia foi criada em Conegliano, na Itália, trazendo mais visibilidade para a profissão e dando origem à sociedade de enólogos no país. Em 1955 a profissão foi regulamentada na França e passou a ser obrigatório a obtenção do Diploma Nacional de Enólogo para exercer a profissão.

Como se tornar um enólogo

Para se tornar um enólogo é necessário cursar o ensino superior, seja bacharelado ou tecnólogo. No Brasil, é possível encontrar o bacharelado na Unipampa, em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Para aqueles que se interessam mais por cursos na modalidade tecnólogo, pode fazê-lo em quatro instituições de ensino do Brasil, localizadas em São Paulo, Pernambuco e no Rio Grande do Sul.

Onde o enólogo pode trabalhar

Normalmente encontramos os enólogos nas indústrias do vinho ou em grandes vinícolas, atuando na área de processos técnicos e no controle de qualidade. O profissional dessa área pode ser responsável por diferentes estilos da bebida ou especializar-se em uma linha específica.

Além da área técnica, o profissional de enologia também pode desenvolver atividades como consultor, em bares, restaurantes, hotéis e importadoras.

Como é a área no Brasil

Devido ao crescimento na produção de vinhos no país, a demanda por profissionais da área tem crescido de maneira considerável, por vezes a demanda por enólogos é maior que a oferta. Sendo assim, os profissionais costumam conseguir uma rápida colocação no mercado.

Legislação sobre a profissão de enólogo

A regulamentação da profissão do Enólogo foi publicada em 29 de maio de 2007, com a aprovação do Projeto de Lei 6207/05. Nela foram definidas as atribuições dos enólogos, que vão desde analisar as características das uvas e manipular os equipamentos a auxiliar na produção de uvas e na fabricação de vinhos.

Um enólogo é com certeza um apaixonado por vinhos, além de possuir muita experiência no assunto. Tem vontade de aprender mais sobre a profissão? Deixe suas dúvidas nos comentários. Steniyasas!