• Autor do post:
  • Última modificação do post:4 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura
Varias garrafas com rolha
Foto: Grape Things (Pexels)

Na hora de comprar um vinho, alguns enófilos avaliam a qualidade da garrafa de acordo com o tipo de rolha utilizado na vinícola: screw cap ou rolha, por exemplo. A escolha dos vedantes do vinho está relacionada com o valor e o estilo da bebida. Uma vinícola pode colocar um vedante mais barato para diminuir o preço da garrafa ou um mais caro para valorizar o produto.

Para você entender melhor sobre o assunto, vamos mostrar as diferenças entre screw cap e rolha e as principais vantagens dessas formas de vedação.

screw cap

Antes de saber qual é a melhor opção, é importante entender exatamente o que é screw cap ou rolha.

Screw cap, também chamado de tampa de rosca, é utilizada para vedar garrafas de vinhos e azeites. As garrafas com fechamento screw cap são indicadas para vinhos de consumo rápido e com aromas mais delicados. Muitos enófilos não gostam desse tipo de fechamento de garrafa, pois acreditam que ele é usado em vinhos de menor qualidade. Embora a cortiça esteja relacionada a vinhos mais sofisticados, o screw cap está se tornando uma opção mais comum de fechamento de garrafas de vinhos de alta qualidade.
Na Austrália, por exemplo, essa tampa está sendo usada há décadas para quase todos os vinhos. Já na Nova Zelândia, 80% dos vinhos utilizam screw cap. Além de serem bons vedantes, esse tipo de rolha facilita a abertura da garrafa.

A escolha do fechamento interfere na forma como o vinho envelhece. Por isso, os produtores precisam considerar o tipo de fechamento para usar em cada garrafa. Portanto, a definição da melhor opção entre screw cap ou rolha, vai além da qualidade do vinho.

Rolha de cortiça

As cortiças são retiradas de uma árvore chamada sobreiro, uma árvore da família dos carvalhos bem comum no Sul da Europa.
É o tipo de vedante mais cobiçado e tem uma relação direta com o ritual de apreciar os vinhos. Aliás, esse tipo de vedação é usado há muito tempo.
A cortiça maciça é usada para vinhos de guarda. É uma peça mais cara, que acaba valorizando o vinho e, consequentemente, impactando no valor final.
A rolha de cortiça aglomerada, apesar de ser de cortiça, não é maciça.
A grande maioria dos vinhos é vedada com a rolha de cortiça aglomerada. Nessa categoria, é possível encontrar vinhos caros e baratos.

Qual é o melhor tipo de vedação?

A escolha entre screw cap ou rolha de cortiça é uma parte muito importante para vinícolas e profissionais na área. Afinal, isso interfere não apenas na qualidade do vinho, mas sim, na percepção do consumidor em relação a qualidade do rótulo.

Além disso, a escolha incorreta pode trazer problemas como oxidação e vazamento, afetando o sabor e o aroma do vinho. Para o rótulo que sai da vinha pronto para ser consumido, não há problema algum em usar screw cap. Esse vedante proporciona uma vedação hermética, isto é, completamente velada ou selada.

Isso garante que o vinho seja mantido em condições adequadas de armazenamento e que não tenha entrada de oxigênio. Mas se o objetivo for consumir um vinho de guarda, a rolha natural costuma ser mais indicada, já que ela permite a  micro-oxigenação.

Há vários tipos de rolhas de garrafa. Cada uma delas possui determinadas vantagens e características. Os sommeliers costumam explorar a variedade de roscas de fechamento, já que esses profissionais sabem que a escolha é importante para preservar a qualidade do vinho e oferecer uma experiência exclusiva para o degustador.

Quais são as vantagens do screw cap?

Como você pode ver, a escolha entre screw cap e rolha envolve vários fatores. Dentre as principais vantagens do screw cap, podemos citar:

Adequado para vinhos jovens

O screw cap é adequado para vinhos jovens, que não requerem envelhecimento de garrafa, pois, não necessitam da respiração e interação com a cortiça para amadurecer.

Praticidade e agilidade

O screw cap é mais fácil para abrir e fechar, o que ajuda a trazer mais praticidade para o consumidor. Já as rolhas de cortiça costumam ser mais difíceis de retirar.

Custo-benefício

Uma das principais diferenças entre screw cap e rolha está no preço. O screw cap costuma ser mais barato, o que é uma vantagem para quem deseja reduzir custos relacionados à produção.

Quais os benefícios da rolha de cortiça?

Para você entender melhor as diferenças entre screw cap ou rolha, veja, abaixo, os principais benefícios da rolha:

Qualidade do vinho

A cortiça traz mais qualidade e longevidade no processo de conservação do vinho, mantendo as características originais do produto. Além disso, previne a oxidação. Por esse motivo, a rolha de cortiça costuma ser usada como uma opção de vedação confiável e de alta qualidade.

Preservação do meio ambiente

A rolha de cortiça é produzida a partir da casca do sobreiro. Essa casca é removida através de um processo sustentável, sem causar danos na árvore. Também é importante mencionar que ela é biodegradável e reciclável, podendo ser utilizada de outras formas.

Elástica e compreensível

Sua composição é flexível e elástica, permitindo que ela seja comprimida ao gargalo da garrafa, garantindo uma vedação adequada, segura e firme.

Tradição

A rolha de cortiça natural possui mais de 400 anos de tradição, dando um toque de autenticidade e exclusividade ao produto. É um símbolo de qualidade e elegância, sendo muito valorizado tanto pelos produtores quanto pelos clientes. Além disso, é um símbolo de um produto de alta qualidade.

Impermeável

A rolha é impermeável a líquidos, o que a torna uma ótima opção para vedar garrafas de vinho. É possível encontrar rolhas de vários materiais, mas a de cortiça é a mais comum. Gostou de saber as diferenças entre o screw cap e as rolhas para vinho? Apesar de muitas vezes, as pessoas associarem o screw cap a vinhos de menor qualidade, não é bem assim que esse processo de escolha funciona.

De fato, as rolhas podem trazer mais autenticidade e exclusividade para uma garrafa, mas essa escolha envolve outros fatores, como por exemplo, o fato de ser um vinho jovem ou de guarda e até mesmo a ocasião do vinho.