Os vinhos brancos são verdadeiras obras-primas que encantam o paladar com sua delicadeza e complexidade. Das vinícolas às taças, cada gole revela uma história única e um mundo de sabores a serem explorados. Os vinhos brancos têm o poder de criar momentos memoráveis e despertar os sentidos de maneira singular. Esse estilo de vinho é perfeito para um encontro com os amigos, uma tarde na praia ou na piscina.
Quando falamos em vinho branco logo pensamos em frescor e vivacidade, são elaborados para serem consumidos enquanto jovens e tendem a conter fortemente o aroma frutado. As principais uvas utilizadas pelos enólogos são:
- Sauvignon blanc;
- Pinot Gris;
- Chardonnay;
- Sémillon;
- Riesling.
Os vinhos brancos apresentam uma gama de cores que vai desde o amarelo claro até o dourado, tonalidades que são influenciadas pelas diferentes etapas de produção. Cada etapa deste processo também está diretamente ligada aos aromas presentes nos rótulos, lembrando que os vinhos brancos podem passar ou não por barricas e até mesmo ter a fermentação interrompida. Além disso, a harmonização dos vinhos é uma experiência igualmente dinâmica e realça os sabores envolvidos.
Como sabemos, existem princípios que nos ajudam a selecionar um vinho, e os vinhos brancos são excelentes para exemplificar essa experiência enogastronômica.
Vamos aos tipos de vinhos brancos e suas harmonizações:
Harmonização de vinhos brancos leves
Esse tipo de vinho branco é leve, deve ser consumido jovem, possui boa acidez e proporciona uma experiência refrescante durante a degustação. De forma geral conservam com maestria os aromas e sabores da fruta, uma vez que não passam por barricas de carvalho.
Seguem alguns exemplos de uvas utilizadas no preparo de vinhos leves e algumas possíveis combinações enogastronômicas:
Albariño: Comida tailandesa e indiana.
Pinot Gris: Peixes com pouca gordura e queijos leves (Ex:Mussarela de bufala).
Sauvignon blanc: Frutos do Mar.
Soave: Frango e leguminosas como ervilhas e lentilhas.
Por serem vinhos leves, combinam muito bem com alimentos de pequena estrutura, média intensidade e textura simples, além de possuírem notas cítricas que se adequam muito bem a alguns ingredientes de cozinhas específicas.
Harmonização de vinhos brancos aromáticos
Os vinhos brancos aromáticos são uma das maravilhas criadas pelo homem, aromas de flores e frutas saltam das taças e encantam os enófilos. Em seu processo produtivo a fermentação é interrompida para que parte do açúcar seja preservada e o resultado é um vinho muito associado a sabores agridoces e mesmo capazes de neutralizar comidas de moderada picância.
São as uvas:
Riesling: Carnes levemente gordurosas como a de pato.
Torrontés: Comida japonesa fria, como peixes e sushi.
Muscat blanc: Salada de molho agridoce.
De forma ampla este estilo se associa muito bem a alimentos bem condimentados, seja neutralizando o sabor marcante ou acentuando um aroma.
Harmonização de vinhos brancos encorpados
Estes são os vinhos com passagem em barrica, fator que de atribui corpo a este tipo de vinho. Os vinhos brancos encorpados possuem estrutura suficiente para acompanhar alimentos com um teor um pouco maior de gordura. No entanto, é importante lembrar que estamos falando de vinhos brancos, portanto, é necessário evitar excessos.
Chardonnay: Peixes gordurosos (Ex:Tilápia) e queijos duros.
Sémillon:Ceviche, mussarela e tabule.
Viognier:Queijo brie, comida chinesa e carne de porco grelhada.
Observe que são pratos de textura e untuosidade um pouco mais ricas, bem associados a uvas de boa maturação, capazes de resistir ao envelhecimento em barril sem perder suas características essenciais. Em outras palavras, uvas marcantes para pratos marcantes.
Dica extra
Uma dica útil para a harmonização é fazer uma comparação entre a estrutura dos alimentos e pratos que você já conhece em termos de harmonização. Se os sabores e texturas forem semelhantes, é possível descobrir uma nova combinação de sabores que se encaixam perfeitamente.
Pronto para apreciar uma boa taça de vinho branco?