• Autor do post:
  • Última modificação do post:5 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:10 minutos de leitura
mulher segurando garrafa de vinho
Foto: Unsplash

No passado, o termo sommelier era utilizado para designar pessoas responsáveis pela provisão e estoque do vinho. Contudo,  esta função evoluiu e hoje refere-se ao profissional encarregado de toda a experiência de bebidas, principalmente na indústria do vinho, onde ocupa um papel fundamental.

É comum encontrar um sommelier de vinhos em restaurantes e hotéis. Aqui vamos explicar o que é um sommelier e tudo sobre a profissão.

Origem da profissão sommelier

O termo sommelier surgiu no século XIII, na França. Era o nome dado ao trabalhador responsável por comandar os animais de carga. Com o tempo, a profissão foi ganhando novas funções e passou a ser responsável por cuidar dos suprimentos da corte francesa durante as viagens, sendo assim um sommelier de alimentos e bebidas.

Mais tarde, o sommelier ganhou a função de um escanção, na época o responsável por provar o vinho antes de ser servido para o Rei e para a Rainha, garantindo a qualidade e que não estaria envenenado.

Somente a partir do século XVIII, enquanto os restaurantes franceses se tornavam cada vez mais famosos mundialmente, a profissão passou a ter o formato que conhecemos hoje. Assim, se consolidando como o responsável pela seleção e harmonização da bebida, em restaurantes ou lojas especializadas em bebidas.

Atualmente é possível encontrar profissionais especializados em diferentes tipos de bebidas, já que a profissão não se destina apenas ao vinho, um exemplo é o sommelier de cerveja, que vem ganhando visibilidade no Brasil.

O que faz um profissional sommelier

Sommeliers são profissionais responsáveis exclusivamente por bebidas, como vinhos, cervejas e outros. Seu trabalho envolve desde a escolha de rótulos, seu armazenamento até a experiência enogastronômica em hotéis, restaurantes e afins.

O sommelier é um profissional de extrema importância para a indústria do vinho, pois além de assessorar o consumidor na escolha da bebida, ele também é responsável pela manutenção do estoque e seu correto armazenamento. Caso queira saber um pouco mais sobre como guardar os vinhos em casa, confira em: como armazenar seus vinhos em casa.

Restaurantes, bares e hotéis contam com sommeliers para a criação da carta de vinhos, selecionando os melhores rótulos e auxiliando na harmonização. No dia a dia, o sommelier de vinho também colabora com o processo de seleção, compra, recebimento e administração das bebidas.
Um sommelier é também diferente de um enólogo. Enquanto o enólogo faz parte do processo de produção do vinho, o sommelier é responsável pela harmonização e sua manutenção. Para não confundir as profissões, entenda a diferença entre um sommelier e um enólogo.

Como é o mercado de sommelier no Brasil

O mercado para o sommelier é crescente no Brasil, abrindo diversas oportunidades para profissionais da área. O aumento na procura do profissional acompanha a ampliação do consumo da bebida no país, que atingiu números surpreendentes durante a pandemia de Covid -19, período inclusive de lançamentos de grandes rótulos aclamados pelo público.

Embora a procura por estes profissionais tenha aumentado significativamente, o mercado ainda é tímido se comparado aos grandes produtores como França, Itália e Estados Unidos. Vale também lembrar que a produção de vinhos no país se desenvolveu de forma tardia, principalmente para que não houvesse concorrência com os vinhos portugueses.

Ainda hoje, o grande foco da produção no Brasil são regiões específicas, o que faz com que o mercado de trabalho seja diferente em algumas regiões.

O que diz a legislação brasileira sobre a profissão

No Brasil, a profissão foi regulamentada em 2011, através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011. A partir de então, para se tornar um sommelier no Brasil é necessário realizar um curso profissionalizante da área, seja ele presencial ou EAD.
A regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de agosto de 2011, dia em que ficou intitulado o Dia do Sommelier no país.

Onde o sommelier pode trabalhar

Geralmente encontramos um sommelier em bares, restaurantes e hotéis. Nesses estabelecimentos o profissional fica responsável pela seleção de vinhos e indica as melhores opções e formas de harmonização com os pratos oferecidos.

Já sommeliers que atuam em supermercados, empórios ou lojas especializadas em bebidas, auxiliam os consumidores a encontrarem o melhor vinho, de acordo com as preferências de cada um.

O wine expert também tem sua vez no enoturismo, o turismo associado às experiências em vinhedos tem crescido exponencialmente, uma vez que os sommeliers também podem trabalhar com marcas específicas, apresentando produtos entrantes no mercado para o público. 

Como se tornar um sommelier

Como em qualquer outra área do conhecimento, a formação de um sommelier deve envolver teoria e prática. Tantos os conceitos quanto às habilidades práticas devem ser levadas muito a sério por aqueles que desejam se tornar profissionais de sucesso. Veja os principais pontos abaixo!

Habilidades Essenciais do Sommelier

É fundamental desenvolver habilidades sensoriais, que auxiliam no reconhecimento de notas e características dos vinhos. Em outras palavras, é necessário criar repertório de diferentes estilos de vinho, além de treinar o paladar para o reconhecimento de notas gustativas e características base de um vinho.

Quanto ao conhecimento teórico é imprescindível conhecer os métodos de vinificação, regiões produtoras, armazenamento, serviço do vinho e harmonizações enogastronômicas, dentre muitos outros conteúdos que facilitam a rotina e principalmente a compreensão de cada rótulo.

Educação e Certificações para sommelier

Existem vastas opções de cursos para todos os níveis de conhecimento. Mas vale lembrar que a certificação de um sommelier é obtida por meio de organizações específicas que inclusive regulam a atividade deste profissional.

Sommelier além dos Vinhos: Outras Especializações

Sommeliers não são profissionais unicamente dedicados aos vinhos, há cursos voltados para outros tipos de bebidas alcoólicas como a cerveja e destilados por exemplo. O profissional estudioso de cervejas, por exemplo, encontrará conteúdos relacionados à produção de diferentes estilos de cerveja , bem como sua harmonização.

O Mercado tem explorado cada vez mais o consumo de bebidas artesanais e sua cuidadosa elaboração, o que contribui para um cenário propício para o desenvolvimento de novos entusiastas em bebidas.

Dicas para Iniciantes na Carreira de Sommelier

Uma orientação valiosa para aqueles que estão começando é dar prioridade às experiências. Experimentar uma variedade de estilos, marcas e anos distintos de vinhos é fundamental. Veja 3 dicas para aprimorar o paladar. Ao aprimorar o paladar dessa maneira, o aprendizado teórico se torna igualmente estimulante. Iniciar com cursos de menor abrangência e, progressivamente, progredir é uma ótima abordagem. Aproveite também para explorar a harmonização entre pratos e vinhos, tanto em casa quanto em restaurantes. Eduque seu paladar para reconhecer características essenciais do vinho, mas lembre-se que cada experiência é única e pode variar conforme as experiências de cada cliente.

Se você é um grande entusiastas do universo dos vinhos, junte-se conosco e vamos conhecer mais sobre esse universo empolgante. Santé!