• Autor do post:
  • Última modificação do post:4 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
Foto de um parreiral
Foto: Alohamalakhov (Pixbay)

Você sabia que o terroir influência muito para as características do vinho?

Essa palavra diferente refere-se aos vários fatores que envolvem a produção de um vinho, considerado um dos maiores influenciadores na qualidade das uvas, qualidade do vinho e no valor.

Segundo a organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), terroir é “o conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço”.

E o Le Guide de Vins de France também traz uma definição, que explica que terroir é “um conjunto de vinhedos ou vinhas, de uma mesma região e de uma mesma Apelação (Denominação de Origem), que compartilham do mesmo tipo de solo, condições climáticas, variedades de uvas e do saber fazer do produtor que dão aos vinhos uma especificidade única”.

Origem do termo Terroir

A origem do termo terroir está na Borbonha, na França, em meados do século XIV.  Os monges Beneditinos e Cistercienses receberam a doação de vários vinhedos nessa região e passaram a se dedicar ao cultivo dessa terra, trabalhando para entender quais culturas se adaptavam melhor as condições locais. Isso possibilitou identificar as diferenças de sabores entre os vinhos elaborados em cada vinhedo.

Em sua etimologia o terroir originou-se de “terr”, radical francês também encontrado em termos como terre (terra/solo), terrain (terreno) e terrass (terraço).

Em tradução literal significa “solo”, mas no mundo dos vinhos, terroir representa muito mais do que isso. Para pronunciar essa palavra corretamente diz-se “terruár”.

Curiosidade

Os franceses não foram os primeiros a notar o potencial de diferentes regiões para produzir vinhos distintos, mesmo quando elaborados com as mesmas uvas.

Os antigos gregos, por exemplo, estampavam ânforas de vinho com o selo da região de onde eram produzidos.

Fatores relacionados ao terroir

Geologia: as características das uvas (e consequentemente dos vinhos) podem ser influenciadas por diversos fatores do solo, como o pH, a presença de matéria orgânica, a drenagem de água, os nutrientes e a composição;

Clima: saber se uma região é quente ou fria influência para o tipo de vinho. Exemplo: em climas mais quentes, as uvas terão maior concentração de açúcar e consequentemente, os vinhos serão com maior teor alcoólico. Em climas mais frios, a uvas precisarão de mais tempo para maturação, gerando um vinho com maior acidez e menos açúcar;

Solo: o solo é o que proporciona nutrientes para o desenvolvimento da uva;

Altitude: determina o crescimento e a velocidade do amadurecimento das uvas;

Relevo: o declive contribui para a drenagem natural, também interferindo no cultivo;

Castas: uma mesma variedade, quando cultivada em diferentes terroirs, como no Velho Mundo e no Novo Mundo, dá origem a vinhos de características distintas;

Intervenção humana: O conhecimento de qual é a melhor uva para cada solo, de como cada vinhedo deve ser manejado e as técnicas de vinificação mais adequadas, são aspectos fundamentais na produção de um bom vinho.  Quanto mais o produtor conhecer e desbravar o terroir de sua região, melhores serão os resultados;

Produtores de denominações de origem (DO): Nessas regiões existem restrições ou proibições de diversas práticas de cultivo agrícola, com objetivo de fortalecer o aspecto do terroir no vinho. 

Conheça alguns Terroirs renomados

Cada terroir é responsável por produzir vinhos únicos, específicos de uma determinada região, com características exclusivas.  Tais atributos expressam uma identidade, é como uma assinatura de cada região. Por isso, alguns terroirs são tão famosos e aguçam a curiosidade dos apreciadores de vinho, entre eles estão:

Champagne, Bordeaux e Borgonha, na França;

Toscana, Piemonte e Veneto, na Itália;

Alentejo e Douro, em Portugal;

Rioja, Cataluña, Toro e Castilla y León, na Espanha;

Mendoza, na Argentina;

Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul, no Brasil.

Sabendo o que é terroir, agora é só aproveitar dessa variedade para saborear e usufruir dessa riqueza que a bebida expressa em cada taça experimentada. Você pode saber como escolher um vinho aqui!