A safra é o ano que pode aparecer nos rótulos das garrafas e indica quando as uvas foram colhidas, para que o vinho fosse produzido.
Então vamos lá, veja o que você precisa saber mais:
– Conhecer a safra é conhecer a interferência da natureza no vinho;
– Um mesmo rótulo, produzido em anos diferentes, pode apresentar outras características no sabor e na qualidade do vinho. Isso por que as condições climáticas influenciam no desenvolvimento da videira;
– Um ano de boa colheita resulta em uma safra considerada excelente, o que interfere diretamente no preço do produto final;
– Nem sempre uma determinada safra traz 100% das uvas colhidas naquele ano. No Brasil e em outros países como os Estados Unidos, por exemplo, a exigência é de que 75% das uvas precisam ser da safra indicada no rótulo;
– Nem todos os vinhos apresentam a safra em seus rótulos, e isso não significa uma bebida de má qualidade. Em alguns casos, a bebida foi produzida a partir de um blend de uvas, que é a mistura de diferentes tipos de uvas.
Para que o vinho tenha o êxito esperado pelas vinícolas, alguns cuidados são necessários, como saber detectar se as uvas estão prontas para a colheita.
Geralmente, o processo de colheita da uva tem início entre os 30 e 70 dias após o aparecimento das uvas, observando especialmente a mudança de coloração, que é o que indica o amadurecimento ideal para a extração do vinhedo. Os frutos de cor verde mudam para amarelo (variedades brancas) ou vermelho-roxo (para variedades vermelhas),dependendo das uvas.
Nesse momento da colheita são feitos ainda alguns testes, para saber se é a hora ideal para retirá-las. Além disso, cada espécie de uva tem um estágio de maturação desejado para a preservação das suas características e qualidades, como:
Para uvas produtoras de vinho tinto:
– A proporção de açúcar-ácidos
– Os conteúdos fenólicos
– Taninas
– Flavonoides
Para uvas produtoras de vinho branco:
– A proporção de açúcar-ácidos
– Os aromas
Para uvas de mesa:
– A proporção de açúcar-ácidos
– O tamanho
Tudo isso é levando em conta na definição do tempo certo para a colheita, por isso, na etapa final de maturação, os produtores fazem monitoramento diário da uva, para prevenir uma provável infecção ou danos.
O que é interessante saber sobre a colheita, é que cada lugar do mundo tem a sua própria época de vindima, que significa colher uvas. No Hemisfério Norte isso ocorre entre julho e setembro, podendo variar de acordo com a região.
No Brasil e entre outros países do Hemisfério Sul, o período se dá entre o fim de janeiro e o fim de março.
– As uvas para espumantes são colhidas no final de janeiro, para que os frutos estejam um pouco mais verdes, para conservarem maior acidez;
– Em fevereiro são a maioria das uvas brancas e algumas tintas mais precoces;
– Em março é feita a colheita da maioria das uvas tintas. Nas regiões mais frias do país, como em Santa Catarina, a colheita das tintas pode terminar em abril.
Essa colheita pode ser feita de três formas principais: manual, mecânica e especial.
Colheita manual
É feita com o esforço humano, usando facas ou tesouras, manuais ou elétricas. A colheita manual rende os melhores vinhos e frutos, em razão da seletividade e minuciosidade na seleção das uvas.
Colheita mecânica
As máquinas, direcionadas por um trabalhador, passam pelas fileiras do vinhedo e usam borracha ou outros materiais para balançar as videiras para que as uvas caiam na correia transportadora. Assim que coletadas, materiais externos são removidos por uma série de redes e, finalmente, as uvas são levadas à um depósito especial.
Colheita especial
Existem vinhos produzidos sob condições muito específicas das uvas, nas quais estão congeladas ou sob o processo de um fungo que apresenta um aspecto chamado de “podridão nobre”. A atividade consiste em submeter o fruto a uma temperatura de 8° celsius negativos de forma natural, sendo assim, permanecendo por mais tempo no pé. Essa atividade de colheita é comum ocorrer durante a noite.
Agora você já sabe o que é safra e qual a relação da colheita da uva com esse dado. Que tal escolher um vinho para saborear, prestando atenção nestas informações? Conheça os tipos de vinho aqui.