Se você é um apaixonado por vinhos e ama viajar, saiba que não é necessário ir muito longe para se divertir com o enoturismo. Existem lugares incríveis e cheios de histórias sobre o vinho e sua cultura. Neste post listamos para você os 3 lugares que um apaixonado por vinho não pode deixar de conhecer.
O que é enoturismo?
O enoturismo é uma atividade turística que vem crescendo no Brasil e atraindo turistas de todo o mundo. Dentre as atividades desse estilo de turismo estão visitas a vinícolas, conhecer de perto a produção do vinho e entender mais sobre os processos de fermentação e amadurecimento. De forma geral o enoturismo apresenta ao turista o universo do vinho.
Diferentes regiões do Brasil possuem locais especializados nesse tipo de atividade, com adegas, vinícolas, hotéis e restaurantes especializados em proporcionar experiências inesquecíveis a quem aprecia um bom vinho.
- Vale dos Vinhedos;
- Planalto Catarinense;
- Vale do São Francisco.
Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos, localizado em Bento Gonçalves é uma parada obrigatória para quem deseja conhecer mais sobre vinhos. O enoturismo é uma das principais atividades econômicas do local e é considerado um dos mais importantes roteiros de viagem do Brasil e da América Latina. Lá estão localizadas cerca de 30 vinícolas.
A forte influência da imigração italiana, a cidade viveu da vinicultura durante muitas décadas e passou a ser um ponto turístico a partir da década de 70. A produção de vinho se desenvolveu consideravelmente e hoje possui uma das melhores vinícolas do Brasil. Com o crescimento do turismo a rede hoteleira também cresceu na região.
Planalto Catarinense
Localizada em Santa Catarina, o Planalto Catarinense é composto por 3 cidades que formam uma completa e incrível rota do vinho, Lages, Bom Retiro e São Joaquim. As condições climáticas do local favorecem a vinicultura de vinhos como, como cabernet sauvignon, chardonnay, sauvignon blanc, riesling, nebbiolo e pinot noir.
Com o crescimento do segmento surgiram novas opções de entretenimento, como hotéis, restaurantes e passeios. Tudo isso com menus especiais de acordo com o clima e sempre acompanhando harmonização com vinhos. A região do Planalto Catarinense é conhecida também pelos cânions e pelas frutas de clima frio (framboesas, morangos, mirtilos).
São Joaquim tem ganhado mais espaço no enoturismo, com destaque para vinhos finos devido a altitude. Além de suas paisagens de tirar o fôlego, ainda mais nas épocas frias, quando a cidade fica coberta por flocos de neve.
Vale do São Francisco
O Vale do São Francisco é um dos principais pontos de enoturismo na região Nordeste. Localizado em Pernambuco, é o único lugar do mundo que tem colheita durante todo o ano. Existem diversas opções de passeios através da Rota das Águas aos Vinhos.
Mesmo com uma longa temporada de seca, o Vale do São Francisco consegue, através da tecnologia, cultivar uvas viníferas. Os produtores locais utilizam as águas do Rio São Francisco para a irrigação controlada.
Além de conhecer a produção do vinho na região, você pode também apreciar a culinária local, já que o Vale do São Francisco possui diversos restaurantes de comidas típicas, como a carne de bode e carneiro.
Interior de São Paulo
O interior de São Paulo também tem uma rota do vinho para chamar de sua! São Roque está localizada a 66 km da Capital e é conhecida como a terra do vinho e das alcachofras. Seu roteiro conta com uma enorme variedade de opções gastronômicas, além de muitos passeios ligados à cultura do lugar. Para quem busca entretenimento ligado ao vinho, é possível conhecer as vinícolas da região, acompanhar a produção e degustar bons vinhos.
A influência portuguesa e italiana se faz presente em São Roque, por isso, além dos vinhos, você também pode levar para casa salames, queijos, compotas e doces caseiros.
Uma boa dica é visitar a cidade entre os meses de janeiro e fevereiro, quando acontece a colheita, que pode ser acompanhada pelos turistas.
Gostou das dicas? Coloque esses destinos na lista de próximas viagens e conheça lugares incríveis com bons vinhos. Santé!